sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Atividade:



O que é Metáfora?
Tropo em que a siguinificação natural duma palavra é substituída por outra com que tem relação de semelhança. (Por Metáfora, chama-se raposa a uma pessoa astuta)
O que é Metonímia?
Tropo que consiste em designar um objeto por palavra designativa doutro objeto que tem com o primeiro uma relação de causa e efeito (trabalho por obra), de continente e conteúdo (corpo, por bebida), a parte pelo todo (asa, por avião), etc.
O que é Polissemia?
É o nome que se dá quando uma palavra pode ter mais de uma significação: Ex.: Pena: pluma; peça de metal para escrever; punição; dó.
O que é Ambiguidade?
A duplicidade de sentido, seja de uma palavra ou de uma expressão, dá-se o nome de ambigüidade. Ocorre geralmente, nos seguintes casos:
Má colocação do Adjunto Adverbial
Uso Incorreto do Pronome Relativo
Má Colocação de Pronomes, Termos, Orações ou Frases
O que é Antítese?
Antítese é uma linguagem que consiste na exposição de idéias opostas. Ocorre quando há uma aproximação de palavras ou expressões de sentidos opostos. Esse recurso foi especialmente utilizado pelos autores do período Barroco. O contraste que se estabelece serve, essencialmente, para dar uma ênfase aos conceitos envolvidos que não se conseguiria com a exposição isolada dos mesmos. É uma figura relacionada e muitas vezes confundida com o paradoxo. Várias antíteses podem ser feitas através de Amor e Ódio, Sol e Chuva, Paraíso e Inferno, Deus e Diabo.
O que é Paradoxo?
Relacionado com a antítese, o paradoxo é uma figura de pensamento que consiste quando a conotação extrapola o senso comum, ou seja, a lógica. As expressões assim formuladas tornam-se proposições falsas, à luz do senso comum, mas que podem encerrar verdades do ponto de vista psicológico/poético. (Simplificando, é uma afirmação ou opinião que à primeira vista parece ser contraditória, mas na realidade expressa uma verdade possível). Em língua portuguesa, o paradoxo mais citado talvez seja o célebre soneto de Luís de Camões

Nenhum comentário:

Postar um comentário